Tel: (11) 99591-7365
Tratamentos
01.
Depressão
Depressão não é a tristeza. Tristeza é o sentimento e este todos nós conhecemos bem. Depressão é uma lente que colore de cinza as nossas vivências, que arrasta o tempo, que remói os pensamentos. Tira o colorido dos interesses e o sabor dos prazeres. Perturba o sono, assola, isola.
Não deixe estar. Procure avaliação psiquiátrica e psicoterapêutica.
02.
Síndrome do Pânico
Começa com um leve incômodo em elevador, em multidão, escada rolante. Pode ser uma continuidade para muitas pessoas que já tem perfil fóbico. O espaço invade, parece irreal. Sou mesmo eu ali? O medo domina. Medo de perder o controle de si mesmo, medo de morrer, de não ter saída. E medo de passar por isso de novo. O corpo fica evidente, o coração dispara e aperta, as mãos ficam trêmulas, suor é o que não falta.
Não precisa ser assim, o tratamento existe por meio de medicamentos e psicoterapia.
03.
Transtorno Bipolar
Não se trata aqui do popular "bipolar", que hora bate e hora afaga a depender da lua. Digo do bipolar que passa por períodos persistentes da chamada mania ou hipomania, com muita euforia, tanta energia que o sono não é necessário; tantas ideias, que se torna difícil acompanhar o próprio pensamento; tanto bem-estar que o mundo cabe na palma da mão, sem precisar pensar no amanhã. Mas tão intensa quanto a mania é a depressão, o outro polo.
Procure o psiquiatra, o tratamento é imprescindível.
04.
Ansiedade
A ansiedade é um estado que, desde o início da nossa existência nos protege de situações de perigo. Um estado que te permite lutar ou correr. Que te deixa super vigilante e atento. Que dispara o coração, arrepia os pelos e libera suor. Ficar ansioso com uma apresentação para o dia seguinte faz parte da vida. Mas viver nesse estado o tempo todo e para o menor dos estímulos tem outro impacto na sua vida.
Não deixe de passar em avaliação psiquiátrica ou psicológica.
05.
Saúde Sexual
A experiência sexual no seu sentido mais amplo é inerente à vida humana. Muitas vezes é necessário de amparo para manifestar as expressões sexuais de maneira saudável e satisfatória na sua individualidade ou com a parceria.
06.
TOC
Pessoas que são muito organizadas não tem necessariamente TOC, elas são muito organizadas, simples assim. O TOC parte de um pensamento muito angustiante que domina, que roda em círculos. Não é um pensamento com o qual você concorda. Pelo contrário. E a única coisa que parece aliviar são os rituais, que cada vez tomam mais e mais o seu dia e a liberdade em si mesmo.
Acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico fazem parte do tratamento.
07.
Dependência Química
Começa com recreação ou com uma alavanca para se relacionar, talvez como uma recompensa depois de um dia ruim. Depois vira uma necessidade e já não faltam mais motivos. Sua energia se direciona apenas para aquele ato. É difícil começar o tratamento. É difícil manter. É fácil recair, perder o controle. É fácil se autossabotar e perder seus próprios valores.
O tratamento também pode ser sua escolha, procure uma equipe especializada.
08.
Esquizofrenia
Esquizofrenia não é sinônimo de ouvir vozes ou ter delírios. Esses são sintomas que podem ou não estar presentes aqui, mas também podem se manifestar em outros transtornos. Existe uma quebra na biografia: um primeiro surto a partir do qual fica mais difícil de compartilhar com os outros o "seu mundo". É complicado interpretar o que as outras pessoas expressam. A personalidade parece ficar congelada no tempo ao longo dos dias, meses e anos.
É importante se proteger, prevenir crises e planejar sua vida com ajuda multiprofissional.
09.
Outros
A saúde mental contempla as mais diversas áreas das experiências humanas: patológicas e não-patológicas. São outros exemplos de condições que podem ser abordadas neste espaço:
-
Transtornos da Impulsividade: Skin-Picking; Compulsão por Compras; Jogo Patológico; Amor Patológico; Cleptomania; Tricotilomania; Transtorno Explosivo Intermitente.
-
Transtornos Alimentares
-
Déficit Intelectual
-
Transtornos da Personalidade
-
... e muitos outros! Não esgotaremos as possibilidades por aqui.